Carta de boas-vindas

       Com grande satisfação, transmitimos as boas-vindas aos novos alunos da Universidade Federal do Ceará. Parabenizamos todos pelo êxito no processo seletivo que os trouxe para uma das maiores e mais bem avaliadas universidades públicas do País, e desejamos que suas jornadas acadêmicas lhes abram as portas para a realização de seus projetos de vida.
        A UFC os acolhe em um momento desafiador, depois de expandir-se, extraordinariamente, em anos recentes. Hoje, nossa Instituição reúne 110 cursos presenciais em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús, além de oferecer 9 semipresenciais, na modalidade a distância, com 29 polos espalhados pelo interior cearense. A pós-graduação, por sua vez, matricula 7 mil alunos, que se distribuem por 43 cursos de doutorado e 67 de mestrado.
        Ao assumir tais dimensões, a Universidade busca honrar seu compromisso com a sociedade, oferecendo ensino de qualidade, pesquisando e prestando serviços à população, através de 800 ações e projetos de extensão que beneficiam todos os 184 municípios cearenses.
        Vocês encontrarão uma instituição empenhada em contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Aqui, zelamos pela liberdade de pensamento e expressão e nos desdobramos em defesa dos preceitos humanísticos que, desde o princípio, orientam nossa caminhada. A partir de agora, vocês nos ajudarão a seguir escrevendo essa história.

Prof. Henry de Holanda Campos e Prof. Custódio Luís Silva de Almeida
Reitor | Vice-Reitor

 

Sobre o Guia do Estudante

Uma frase que você ainda ouvirá muito por toda a Universidade é “a UFC é um mundo”. E é verdade mesmo: se fosse um município cearense, a Universidade Federal do Ceará só perderia em população para a capital, Fortaleza, caso somássemos as comunidades estudantil, docente, técnico-administrativa e a sociedade beneficiada pelas ações de extensão. Aqui, circulam alunos e profissionais de todos os 184 municípios do Ceará e oriundos de outros estados e países.
Para ajudar nossas alunas e alunos a se orientar nesse universo de saberes, relacionamentos e novas experiências que integram o cotidiano acadêmico, é que a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional criou o Guia do Estudante. Essa produção tem a missão de trazer conhecimento qualificado e acessível sobre os diferentes aspectos que compõem o cotidiano acadêmico, bem como sobre os serviços, equipamentos e políticas de permanência que a UFC possui e disponibiliza ao público discente.
Também com este manual, toda a comunidade acadêmica ficará ciente de algumas normas e diretrizes institucionais que regulam a vida na Universidade e será informada sobre os direitos e deveres dos estudantes. Queremos que este se torne um instrumento de consulta permanente, da entrada na Universidade até a cerimônia de colação de grau. E que todas as alunas e alunos possam ter informações essenciais à distância de um clique, seja através do site do Guia do estudante, dos vídeos e publicações em nossos outros canais na internet, seja por meio deste livro digital.

O Guia do Estudante é um projeto feito com empatia e dedicação para toda a Universidade Federal do Ceará. Curta, compartilhe e contribua para que ele seja conhecido, consultado e aprimorado.

 

Prof. Joaquim Francisco Cordeiro Neto

Coordenador-Adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC