Existem três tipos de disciplinas: as obrigatórias (indispensáveis para a formação básica e profissional do aluno, pré-requisitos para obtenção do diploma), as optativas (de livre escolha dentre um leque especificado no projeto pedagógico do curso, destinadas a complementar os conhecimentos específicos) e as livres (também de livre escolha e com  caráter de complementação, porém fora da estrutura curricular do curso).

Na integralização curricular de cada curso, está descrita a carga horária obrigatória e optativa ou livre a ser cumprida pelo aluno. Você pode cumprir sua integralização só com disciplinas obrigatórias e opcionais previstas no projeto de seu curso, sem precisar incluir componentes oriundos de outros currículos ou cursos. Para saber quais são as optativas previstas em seu currículo, é só acessar o SIGAA, clicar no menu “Ensino” e, depois, na opção “Consultar Estrutura Curricular”.

Caso opte pelas disciplinas livres, é preciso fazer a demanda junto à sua coordenação para que, no período de elaboração das listas de oferta para o período letivo seguinte, ela solicite as vagas no referido curso ou departamento (condicionada à aprovação destes).

 Dica:

Pense fora da caixa! A UFC possui mais de 100 cursos de graduação, e você pode encontrar opções de formação fora de seu curso e até de sua unidade acadêmica. Sua coordenação pode ajudar a explorar um leque mais amplo de possibilidades.