Com o objetivo de fomentar o interesse dos estudantes de graduação pela carreira docente e melhorar o seu desempenho na vida acadêmica, a UFC disponibiliza o Programa de Iniciação à Docência (PID), regulamentado pelo Anexo V da Resolução Nº 08/CEPE, de 26 de abril de 2013 (PDF 77 KB), e vinculado à Coordenadoria de Acompanhamento Discente, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). 

O PID, como uma estratégia pedagógica, é caracterizado pela monitoria de disciplina, que inclui o estudante em atividades da prática docente sob a supervisão de um professor-orientador.

 A monitoria poderá ser desenvolvida em duas modalidades: a monitoria remunerada, na qual recebe uma bolsa de R$ 400,00 (quatrocentos reais), e a monitoria voluntária. A carga horária a ser cumprida mensalmente pelo monitor será de 12 horas semanais e a participação no PID poderá ser renovada, desde que o aluno seja aprovado novamente em processo seletivo. 

Ao final da participação no PID, o monitor precisará apresentar o relatório das suas atividades à CAD/PROGRAD, que emitirá a certificação pelo exercício da monitoria. Para receber o certificado, será preciso permanecer, no mínimo, 04(quatro) meses no PID. Caso contrário, o aluno receberá uma declaração.

A participação no PID, seja como remunerado ou voluntário, poderá ser aproveitada como atividade complementar, devendo o aproveitamento ser solicitado à coordenação do curso.

Todo monitor PID precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido, na vigência do vínculo no Encontro de Iniciação à Docência, durante os Encontros Universitários da UFC.