Alunos do PET ADM apresentam a UFC para alunos de escola pública

Existem duas modalidades do Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal do Cesrá: O PET-SESu, do Ministério da Educação, que é financiado pelo FNDE, e o PET-UFC, financiado com recursos da própria universidade.

Programa de Educação Tutorial – Secretaria de Educação Superior– (PET-SESu/MEC)

 O PET-SESu foi instituído pela Lei Federal no 11.180, de 23 de julho de 2005Site Externo., e regulamentado pela Portaria MEC n.º 976, de 27 de julho de 2010 (PDF 40,4 KB), do Ministério da Educação. De acordo com a referida portaria, o PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;
  • Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;
  • Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação; e
  • Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

O PET-SESu é constituído por grupos de estudantes de graduação sob a orientação de um professor tutor. Atualmente, a UFC tem 20 grupos nessa modalidade. Cada grupo é composto por 01 tutor, até 12 alunos remunerados e até 6 alunos voluntários. Para participar do PET-SESu, os alunos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação que possuem grupos PET, apresentarem bom rendimento acadêmico e dedicarem 20 horas semanais ao programa. Os participantes deverão apresentar, anualmente, trabalhos no Encontro de Educação Tutorial da UFC, que acontece no âmbito dos Encontros Universitários.

As seleções para o PET-SESuSite Externo. são realizadas por meio de editais específicos e organizados pelos próprios grupos PET. Os alunos bolsistas recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e poderão permanecer no programa pelo tempo padrão do curso de graduação. Os alunos remunerados tem direito à certificação ao final da sua participação no programa. Já os alunos voluntários precisam permanecer no programa pelo período de 02 anos para terem direito ao certificado. A participação, tanto como remunerado quanto como voluntário, poderá ser aproveitada como atividade complementar, devendo o aproveitamento ser solicitado à coordenação do curso.

 

Programa de Educação Tutorial da UFC (PET-UFC)

O Programa de Educação Tutorial da UFC (PET-UFC) foi criado em 2008 durante a elaboração do plano de expansão da UFC. Regido pelo anexo IV da Resolução nº 08/CEPE , de 26 de abril de 2013 (PDF 296 KB), é  é um programa que atua sobre a graduação a partir do desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de um cidadão com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. De acordo com o regimento geral do PET-UFC, o objetivo geral é promover a formação ampla e de alta qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que fornecem a cidadania e a consciência social de todos os participantes, bem como a melhoria dos cursos de graduação e a inovação das práticas pedagógicas vigentes.

 Atualmente, a UFC conta com 23 grupos nessa modalidade, distribuídos entre todos os campi. Da mesma forma, o PET-UFC é formado por 01 tutor, até 12 alunos remunerados e até 06 alunos voluntários.Para participar do PET-UFC, os alunos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação que possuem grupos PET, apresentarem bom rendimento acadêmico e dedicarem 12 horas semanais às atividades do programa. Os participantes deverão apresentar, anualmente, trabalhos no Encontro de Educação Tutorial da UFC, que acontece no âmbito dos Encontros Universitários.

 As seleções para o PET-UFCSite Externo. são realizadas por meio de editais específicos, organizados pelos próprios grupos PET. Os alunos bolsistas recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) e poderão permanecer no programa pelo tempo padrão do curso de graduação. Todos os integrantes têm direito à certificação de participação no programa, caso permaneçam pelo tempo mínimo de 01 ano. A participação também poderá ser aproveitada como atividade complementar, devendo o aproveitamento ser solicitado à coordenação do curso.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Discente (CAD)Site Externo. , coordena os grupos PET nas duas modalidades.