A UFC está aberta a ouvir você! Manifestações relacionadas a qualquer serviço da Instituição podem ser feitas junto à Ouvidoria da Universidade, setor responsável por mediar opiniões e conflitos, contribuindo para a melhoria da experiência de todos com a UFC. A Ouvidoria existe para promover a realização da democracia, a efetividade dos direitos humanos, por meio da mediação de conflitos, e da visão do outro como sujeito de direitos.

Os tipos de manifestação recebidas pela Ouvidoria são: denúncia, elogio, reclamação, solicitação e sugestão. Nossa ouvidora geral, Profª Geovana Maria Cartaxo, e sua equipe encaminharão a demanda para o setor competente e acompanharão as resoluções da solicitação para você. O prazo de resposta é de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias de acordo com justificativa do setor relacionado.

A Ouvidoria Geral da UFC atende a uma determinação da Constituição Federal, que afirma em seu Artigo 37:

§ 3º A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente:
I – as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços;
II – o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no Art. 5º, X e XXXIII;
III – a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública.

O setor já atendeu cerca de 15.027 demandas desde sua criação, em 2003, até o mês de julho de 2017. Além de proporcionar gestão da qualidade do serviço público, auxiliando a busca de soluções para os problemas, ele promove a efetividade dos direitos humanos ao ouvir, reconhecer e qualificar as manifestações recebidas.

Como contactar?

Para acessar, é necessário utilizar o sistema informatizado e-Ouv no site www.sistema.ouvidorias.gov.br. Assim, as demandas ficam registradas de forma transparente, e o cidadão pode acompanhar o passo a passo e os prazos de resposta.

Onde fica?

A Ouvidoria da UFC fica na Av. da Universidade, 2995 – Benfica. Os telefones do órgão são (85) 3366 7339 / 3366 7344,  e o e-mail, ouvidoria@ufc.br.