Encontros Universitários UFC - 2017 | Foto: Viktor Braga

Com foco em docência, as equipes dessa modalidade de bolsa atuam como monitores em atividades desenvolvidas no âmbito de disciplinas, laboratórios e grupos dos cursos de graduação. Os projetos a que serão vinculados são propostos ou renovados anualmente por professores da UFC, coordenadores de cursos e coordenadores de programas acadêmicos. Essa seleção é regida pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA). A carga horária é de 12 horas, e o valor pago, de R$ 400,00.

De acordo com o último edital dessa modalidade, o objetivo dessas bolsas e projetos é a articulação, o acompanhamento e a avaliação das ações acadêmicas desenvolvidas no âmbito da graduação em todas as unidades. Desse modo, é obrigatório que os projetos que pleiteiam o benefício tenham entre seus fins:

a) Reduzir a evasão nos cursos de graduação da UFC;
b) Contribuir para uma melhor ambientação para o estudante nos primeiros semestres da graduação;
c) Aprimorar o processo de autoavaliação nos cursos de graduação da UFC.

Todo monitor precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência da bolsa no Encontro de Monitoria de Projetos de Graduação, durante os Encontros Universitários da UFC.