O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é um indicador de desempenho calculado no fim de cada período letivo. Ele leva em consideração a nota final de cada disciplina, a carga horária dela, o período em que foi cursada com relação à previsão da integralização curricular e a ocorrência ou não de interrupções (trancamentos parciais). Existem dois tipos de IRA, um individual (índice relativo a um único estudante, calculado de acordo com o desempenho dele) e um geral (que é o índice calculado dentro do curso, levando em consideração todos os seus alunos).

O IRA do aluno pode ser consultado em seu histórico escolar, disponível no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). É importante saber que a matrícula institucional e o trancamento total não causam prejuízo ao IRA. Já o trancamento parcial e as reprovações por falta e por média, sim. Porém, ao reprovar uma disciplina por falta, a nota considerada para o cálculo do IRA do estudante nesse componente curricular é zero. Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que,  por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota.

Durante a pandemia

Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares. Este procedimento foi pensado cuidadosamente para garantir aos estudantes que, porventura, não pudessem acompanhar as atividades letivas no formato remoto, a interrupção dos estudos sem nenhum prejuízo ao IRA ou ao tempo de conclusão do curso. No caso de solicitação de supressão em todos os componentes curriculares, configurar-se-á a situação de trancamento total.

O trabalho é articulado pela Coordenadoria de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de PlanejamentoSão gerados dados e relatórios anuais sobre planejamento e avaliação de metas institucionais, desempenho financeiro, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. Além de se autoavaliar enquanto estudante, você pode opinar sobre a atuação dos docentes e da coordenação, assim como sobre as condições de funcionamento de seu curso (como infraestrutura física, biblioteca e laboratórios). Já os professores avaliam o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, bem como também realizam uma autoavaliação.