_bolsa_ej

O movimento das Empresas Juniores (EJ) possui um papel importante no desenvolvimento de uma cultura empreendedora na universidade, pois os alunos passam por experiências que retratam a condução de uma empresa real, atuante na área do respectivo curso de graduação. As EJ’s atuam conforme diretrizes da resolução CEPE nº 02/2021, que está em consonância com o que determina a Lei nº 13.267/2016, sancionada pela Presidência da República.

E o que é uma Empresa Júnior? Podemos defini-la como uma associação civil gerida por estudantes de graduação com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho. 

Atuando em uma empresa júnior, o estudante terá experiências em atividades como: negociação com clientes, precificação de serviços, pesquisas de mercado, gestão de processos, gestão de projetos, gestão de pessoas, gestão financeira e contábil, além de exercitar na prática os conhecimentos adquiridos no seu curso de graduação.

A UFC possui, aproximadamente, 36 Empresas Juniores que prestam serviços na capital e no interior do estado em diversas áreas. Entre elas, podemos destacar os serviços de gestão empresarial, eficiência energética, serviços técnicos de engenharia, assessoria jurídica, financeira e contábil, ciência da computação, publicidade, marketing digital, pesquisa de mercado, geologia, oceanografia, saúde, entre outros. Os serviços são prestados a pessoas físicas e empresas locais de diversos portes.

Apesar da autonomia na gestão da empresa Júnior, prevista na Lei nº 13.267/2016, os alunos são orientados por professores responsáveis pelo suporte técnico e pela gestão para que haja prestação de serviços de forma confiável e com qualidade. Na UFC, o movimento das Empresas Juniores é coordenado pela Pró-reitoria de Extensão, responsável por orientar os alunos e professores orientadores nos processos de formalização e acompanhamento destas EJ.