Agora que você sabe o mundo que é a Universidade Federal do Ceará, deve estar se perguntando como é possível fazer a informação circular dentro desse universo tão plural. Não é motivo para se preocupar, pois nossa Instituição entende a comunicação como um princípio estratégico. A UFC se comunica para difundir o conhecimento produzido pela academia, facilitar o fluxo de informações e o diálogo entre os diversos públicos de nossa comunidade acadêmica e para reforçar positivamente sua marca.
Para tanto, a Universidade elaborou em 2015 um Planejamento Estratégico de Comunicação para consolidar, fortalecer e ampliar as mídias institucionais elaboradas pela Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional, que você conhece a seguir:
Portal da UFC
É para onde convergem todas as informações. Além de hospedar milhares de sites vinculados à Universidade, o Portal concentra dados quantitativos sobre a Instituição, abriga o Manual de Identidade Visual da marca UFC, traz as principais novidades sobre o cotidiano universitário, informa sobre concursos e seleções, hospeda as edições on-line do programa UFCTV, direciona o usuário para nossos perfis nas redes sociais e reúne vários sistemas e ferramentas acadêmicas, dentre outras informações.
Jornal da UFC
Em circulação há 13 anos, o veículo tem periodicidade mensal e traz informações sobre serviços para a comunidade acadêmica; novidades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; agenda de atividades artísticas e culturais; conta um pouco da história da UFC e muito mais. Tem tiragem impressa de 10 mil exemplares, distribuídos em todas as unidades acadêmicas. Sua versão digital está disponível também no Portal da UFC.
Página Oficial no Facebook
Presente na rede desde 2012, a fanpage da UFC é utilizada para divulgar atividades e bolsas voltadas ao público estudantil, repercutir notícias de interesse da comunidade acadêmica e, claro, interagir com o público. A página também hospeda os registros fotográficos de eventos e ocasiões comemorativas, como a matrícula dos aprovados no SISU e a cerimônia de colação de grau.
Perfil Oficial no Twitter
A Universidade está presente na rede de microblog através do perfil @UFCInforma, por meio do qual a Instituição publica atualizações rápidas, divulga serviços, concursos e seleções, além de interagir com outros usuários. A conta já possui quase 100 mil seguidores.
Conta Oficial no Instagram
Na rede social de imagens, a conta @ufcinforma antecipa os cardápios do Restaurante Universitário, resgata momentos de sua história com a hashtag #tbt (Throwback Thursday), divulga para os seguidores as notícias do dia e publica fotografias do dia a dia em seus campi.
Rádio Universitária FM
Há mais de 30 anos em sintonia com nossa terra, a FM Universitária 107,9 é uma emissora de rádio educativa cuja programação privilegia a música brasileira e cearense, respeita a pluralidade de culturas, debate assuntos de interesse público e leva também informações de dentro da Universidade para a sociedade. Tudo isso é acompanhado de um jornalismo sério e compromissado com o social. Escute a emissora on-line através de seu site.
Programa UFCTV
No ar desde 2006, a revista eletrônica semanal é veiculada pela TV Fortaleza (canal 61.4 em TV digital aberta e 61 no sistema UHF). O programa torna pública a produção da Universidade, associando-a a temas presentes no cotidiano das pessoas. Também traz um apanhado dos principais acontecimentos na UFC e uma agenda cultural repleta de atividades gratuitas ou a preços populares. Assista às edições do programa pelo canal no YouTube.
Marketing Institucional e Branding
Setor responsável por conceber e realizar atividades promocionais, eventos e campanhas nos segmentos da comunidade acadêmica, além de oferecer o serviço de criação publicitária a cursos, departamentos e projetos da Universidade. O setor também é responsável pela produção de materiais promocionais (catálogos, revistas, fôlderes, camisas e brindes) da Universidade e pelas ações de ativação da marca UFC, criando uma cultura de uso correto do brasão oficial e construindo uma imagem positiva interna e externamente.