Comprometida com a ética no desempenho de sua missão e de suas atividades cotidianas, a Universidade Federal do Ceará elaborou e tornou público o Código de Ética dos Servidores da UFC. O documento, elaborado na condição de manual, possui o objetivo de zelar pela conduta ética daqueles que fazem a Universidade.

As normas foram criadas pela Comissão de Ética da UFC e aprovadas pelo Conselho Universitário em xxxx. De acordo com o documento,

“A Universidade Federal do Ceará construirá sua cultura e clima organizacionais pautados na profissionalidade, dignidade, respeito, lealdade e zelo pela coisa pública de forma a estimular o crescimento pessoal de seus servidores docentes e técnico-administrativos, favorecendo a consciência crítica e a consolidação de uma conduta ética.”

Não são só os servidores docentes e técnico-administrativos que estão sujeitos ao Código de Ética da UFC e ao Regimento Interno da Comissão. Além dos servidores concursados, efetivos, substitutos e dos ocupantes de cargos comissionados, o Código abrange os prestadores de serviços, discentes bolsistas e estagiários, remunerados ou voluntários.