cc

Agora que todas as disciplinas já foram cursadas, as atividades complementares, aproveitadas e o TCC, aprovado com louvor, será que basta correr para o abraço? Calma, falta ainda um dos momentos mais emocionantes de sua trajetória acadêmica: a solenidade de colação de grau.

No meio do semestre, a Pró-Reitoria de Graduação recebe a lista de prováveis concludentes de cada coordenação, a qual receberá dos alunos a seguinte documentação:

a) Ficha de colação;

b) Fotocópia simples do RG;

c) Fotocópias simples dos comprovantes da última eleição (primeiro e segundo turno, se houve) ou certidão de quitação com a Justiça Eleitoral;

d) Fotocópia simples do certificado de reservista (para homens);

e) Certidão Nada Consta da Biblioteca Universitária (com validade de 30 dias).

É importante que o estudante participe do ensaio da colação de grau, promovido pelo Cerimonial da Universidade, para receber instruções importantes sobre o dia da solenidade.  No dia e local da colação, uma vez que o aluno tenha integralizado todas as exigências de seu currículo, deverá – obrigatoriamente – assinar a lista disponibilizada pela secretaria de sua coordenação. A assinatura pode ser feita também através de procuração, caso o aluno esteja impossibilitado de participar do evento. Só terá direito a solicitar o diploma o concludente cuja assinatura estiver presente na ata ao final do evento.

A solenidade de colação de grau é um evento aberto ao público, para o qual você pode convidar amigos e familiares. No local destinado aos formandos, sentam-se o concludente e um acompanhante, no papel de “padrinho” ou “madrinha” de formatura. São permitidas fotos no local, sejam registros pessoais ou feitas por equipes contratadas.