Coordenado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE), essa modalidade de bolsa estimula os estudantes à criação, desenvolvimento e fruição de bens artístico-culturais. Os eixos trabalhados são formação e realização artística, englobando a manutenção de grupos artísticos integrados por estudantes da universidade; a organização de espetáculos e shows; a realização de cursos, seminários, masterclasses, oficinas e a promoção de atividades artísticas que dinamizem o cotidiano universitário.

Estão habilitados a recebê-la, segundo os editais do PPCA, alunos de graduação regularmente matriculados na UFC que tenham sido selecionados para desempenhar funções em projetos vinculados ao PPCA. Não é permitida a participação no processo seletivo de estudantes que estejam na qualidade de “aluno especial”, estudantes que participarem de editais de fluxo contínuo, que estiverem recebendo remuneração de outro programa de bolsas da UFC, de contrato de trabalho de qualquer natureza e/ou estágio remunerado. Também não podem ser cadastrados no PPCA, estudantes que estiverem cursando o penúltimo ou último semestre da graduação no ano de vigência da bolsa.

Anualmente, são concedidas 100 bolsas, com duração de 9 meses, no valor de R$400,00. A carga horária exigida para dedicação às atividades é de 12 horas semanais. Como uma das atividades dos bolsistas, anualmente, os alunos precisam apresentar os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante a vigência da bolsa no Encontro de Cultura Artística, evento que ocorre integrado aos Encontros Universitários da UFC.