“Conhece-te a ti mesmo”, já dizia o filósofo grego Sócrates. E ele estava certo. Como se aperfeiçoar sem olhar para dentro de si? É com essa premissa que a Universidade Federal do Ceará vem construindo coletivamente, com a participação de alunos, servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes egressos uma cultura interna favorável à avaliação institucional.

O trabalho é articulado pela Coordenadoria de Avaliação Institucional da Pró-Reitoria de Planejamento. São gerados dados e relatórios anuais sobre planejamento e avaliação de metas institucionais, desempenho financeiro, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Além de se autoavaliar enquanto estudante, você pode opinar sobre a atuação dos docentes e da coordenação, assim como sobre as condições de funcionamento de seu curso (como infraestrutura física, biblioteca e laboratórios). Já os professores avaliam o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, bem como também realizam uma autoavaliação.

E como faz?

Para participar da Avaliação Institucional, é preciso acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos formulários disponíveis no menu “Ensino”. Esse processo acontece ao final de cada período letivo. A última edição, referente ao semestre 2016.2, foi realizada em janeiro de 2017.