Além das vagas ofertadas pelas Residências Universitárias, o Programa de Moradia Estudantil inclui a concessão de auxílio moradia, com bolsas no valor de R$ 400,00 que beneficiam praticamente a mesma quantidade de alunos residentes. Esse auxílio é a única modalidade que pode ser acumulada com as demais bolsas da Universidade ou de agências de fomento públicas.

Seus critérios, assim como os de todas as políticas de permanência, são socioeconômicos. Os pré-requisitos para pleitear o auxílio são:

a) Estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos de graduação da UFC, em campus do Interior;
b) Ter família nuclear residindo fora da sede do curso, cujo acesso ao campus seja dificultado pela ausência de transporte regular, pela distância ou por outros fatores que sejam identificados no decorrer da implantação do programa;
c) Não possuir renda familiar ou própria suficiente para custear sua manutenção na sede do curso, durante a Graduação na UFC;
d) Não ter concluído nenhum curso de graduação.

A PRAE prevê a concessão de Auxílio Moradia Temporário para estudantes de cursos de Fortaleza em situação comprovada de vulnerabilidade socioeconômica. O benefício assegura ajuda financeira para custear ou complementar as despesas do estudante com habitação enquanto não ocorre sua alocação nas vagas disponíveis em uma das residências universitárias. Em 2017.1, 40 alunos foram contemplados.

Tanto para o Auxílio Moradia quanto para o Auxílio Moradia Temporário, o processo seletivo consiste em inscrição no edital específico, apresentação da documentação comprobatória exigida pelo edital, entrevista com o candidato e visita domiciliar, quando se constatar necessário. Você pode acompanhar as atualizações do programa aqui. Passível de renovação, o auxílio moradia é gerenciado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), cujos contatos encontram-se abaixo.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
Endereço: Rua Paulino Nogueira, 315, Bloco III, 1° Andar – Benfica – Fortaleza
Telefone: (85) 3366 7440/ 7444
Site: www.prae.ufc.br