Sabia que, para chegar ao tão sonhado diploma, não basta obter aprovação nas disciplinas, estagiar e entregar um trabalho de conclusão de curso? Todas as graduações na UFC contam, em sua integralização curricular, com o Programa de Atividades Complementares – um conjunto de estratégias didático-pedagógicas que direciona a formação do aluno, articulando teoria e prática em ações que complementam os conhecimentos necessários à sua futura atuação.
Podem constar como atividades complementares horas de envolvimento em projetos de iniciação à docência, pesquisa ou extensão cadastrados na pró-reitoria correlata; monitoria remunerada e voluntária; atividades artísticas, culturais e esportivas; participação ou organização de eventos; prática de estágio devidamente acompanhada por profissional da área e pela coordenação do curso; produção técnica ou científica; experiência comprovada de gestão no movimento estudantil ou em entidades de classe; cursos de línguas vinculados às Casas de Cultura Estrangeira da UFC, dentre ações de outra natureza.
Além disso, várias atividades complementares também são válidas para seu currículo na plataforma Lattes, em categorias como “Formação complementar”, “Organização de eventos”, “Participação em eventos”, “Produção artística-cultural” e “Produção técnica”.
Para conquistar o diploma, é necessário que o estudante some atividades complementares de acordo com a demanda e compatibilidade descritas no projeto pedagógico do curso. A coordenação acadêmica de cada graduação é responsável por determinar a carga horária máxima aceita para cada tipo de atividade e validar sua realização, permitindo ao aluno a conclusão dos elementos obrigatórios à graduação.

Quando apresentar?

Organize sua documentação com antecedência! As coordenações costumam receber as comprovações de atividades complementares  quando o aluno está próximo de concluir a graduação, por meio de editais amplamente divulgados. Os documentos precisam conter o nome e a descrição da atividade, a carga-horária a ser contabilizada e a instituição relacionada a ela, em timbrado oficial com as devidas assinaturas.