Programa de bolsas da Escola de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) que envolve os estudantes em atividades de formação em aprendizagem cooperativa, promovendo sua atuação como articuladores e facilitadores em grupos de estudos com outros estudantes da UFC, abertos a alunos de qualquer curso de graduação.

A iniciativa é uma divisão da Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico da Eideia (Coideia), ajuda a melhorar o rendimento dos estudantes, reduzir a evasão e a aumentar o sentimento de pertencimento com relação à Universidade. O PACCE trabalha com a metodologia de células estudantis, grupos de alunos que contam com um estudante articulador e participantes que se reúnem periodicamente para ampliar os momentos de aprendizagem, que podem ser dedicados a disciplinas curriculares, projetos acadêmicos, educação financeira, apoio psicológico, atividade física, dentre outros temas.

Como posso participar?

“O estudante regularmente matriculado na UFC poderá entrar na bolsa após solicitar – no período adequado que constar no edital de seleção do programa – a inscrição para bolsista.
O pedido poderá ser de dois tipos: novato ou renovação. Entende-se por novato aquele estudante que ainda não participou do programa mesmo na condição de voluntário. E, renovação, aquele estudante que já foi bolsista do programa. O edital é publicado próximo do final do ano acadêmico.”

A carga horária dessa modalidade é de 12 horas, e o valor pago, de R$ 400,00. 

Todo bolsista do PACCE precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência da bolsa no Encontro de Aprendizagem Cooperativa, durante os Encontros Universitários da UFC.