O Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência – PAIP, abriga dois tipos de bolsa: Apoio a Projetos de Graduação e Apoio à Gestão Acadêmica da Prograd.
Bolsa de Apoio a Projetos de Graduação
Com foco na redução da evasão, os bolsistas e voluntários da bolsa de apoio a projetos de graduação atuam em atividades desenvolvidas no âmbito de disciplinas, laboratórios e grupos dos cursos de graduação. Os projetos a que se vinculam são propostos ou renovados anualmente por professores da UFC, coordenadores de cursos e coordenadores de programas acadêmicos. Essa seleção é regida pela Pró-Reitoria de Graduação, por meio de sua Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA). A carga horária é de 12 horas semanais e o valor pago, de R$ 400,00.
Os projetos para implementação ou renovação desta modalidade de bolsa deverão contemplar, obrigatoriamente, um dos seguintes objetivos específicos:
- Executar ações que contribuam para a permanência, a formação e a reintegração dos alunos de graduação em seus respectivos cursos;
- Propor e acompanhar, como parte da política de acolhimento da UFC, ações acadêmicas que proporcionem uma melhor ambientação dos discentes nos semestres iniciais da graduação;
- Propor e acompanhar ações acadêmicas que contribuam para a garantia da conclusão dos alunos de graduação em seus respectivos cursos.
Aqueles docentes que tiverem seus projetos aprovados deverão promover processo de seleção para bolsistas e voluntários mediante edital específico, divulgado pela Diretoria da Unidade Acadêmica e/ou Coordenação de Curso.
Bolsa de Apoio à Gestão Acadêmica da Prograd
A outra modalidade, intitulada Bolsa de Apoio à Gestão Acadêmica da Prograd, envolve ações que visam, principalmente, ao aprimoramento da formação do estudante de graduação junto à gestão universitária, permitindo-lhe uma ampliação de seus conhecimentos acerca da estrutura e da dinâmica acadêmica. Os estudantes selecionados atuam como bolsistas em setores e programas da Prograd, sendo selecionados por edital da própria Pró-Reitoria.
Todo bolsista e voluntário precisa apresentar anualmente os resultados do trabalho desenvolvido na vigência da bolsa no Encontro de Bolsistas de Apoio à Graduação, durante os Encontros Universitários da UFC.