Vai participar de um evento científico, cultural, esportivo ou de militância? O Programa Ajuda de Custo, tutelado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) pode apoiar sua ida. Para solicitar, basta preencher o formulário de requerimento, anexar a documentação exigida e informar os dados bancários. Mas lembre-se: o benefício pode ser solicitado apenas uma vez por ano e, no caso de múltiplos autores, somente um pode solicitar ajuda de custo.
Para obter ajuda de custo os alunos devem enviar toda a documentação indicada no site da PRAE (www.prae.ufc.br):
- Formulário de Requerimento, preenchido e assinado pelo requerente, com o de acordo e carimbo do Diretor da Unidade Acadêmica;
- Cópia impressa do Resumo do Trabalho, de acordo com o modelo padrão fornecido pela PRAE, assinado pelo orientador e pelo estudante solicitante;
- Cópia de documento de aceite para apresentação do trabalho, expedido pela coordenação do evento;
- Comprovante de inscrição no evento com descrição do valor pago;
- Cópia do CPF;
- Cópia legível do Cartão Bancário em nome do aluno com todos dados disponíveis:, agência, conta e nome do titular;
- Termo de Ciência de entrega do certificado em 10 dias após o recebimento do documento;
- Cópia atualizada do histórico acadêmico obtida no SIGAA.
Observações:
- Toda a documentação deve ser enviada para o e-mail “prae.secretaria@ufc.br” com o assunto “ajuda de custo”.
- O valor a ser pago corresponderá ao valor gasto na inscrição do evento virtual, até o limite de 650 reais.
- Caso o aluno solicite ajuda de custo para viajar para outro estado, o valor a ser pago dependerá do Estado no qual pretende apresentar seu trabalho e está definido em tabela no site da PRAE.
- A ajuda de custo para eventos internacionais na modalidade presencial é sempre no valor de 650 reais.
- O benefício da ajuda de custo será concedido para somente um estudante por cada trabalho aceito, mesmo nos casos de coautoria, e apenas uma vez ao ano.
- Caso haja algum erro no preenchimento ou por ausência de documento, o aluno será notificado por e-mail para correção da falha.
- Os pedidos devem ser enviados entre 2 meses e até 12 dias antes da data do evento.
- A ajuda de custo tem como objetivo complementar as despesas dos estudantes.
Durante a pandemia
Para adequar a Ajuda de Custo às necessidades do período da pandemia, em que prevaleceram as atividades virtuais, foram ampliadas as condições de disponibilização do auxílio abrangendo apoio para apresentação de trabalhos em eventos virtuais, por meio do pagamento de inscrições. Dessa forma foi possível manter a difusão das atividades acadêmicas mesmo durante a pandemia, incentivando a participação em eventos acadêmicos por meio de videoconferência, visto que as medidas impostas impediram sobremaneira eventos presenciais.