Encontros Universitários UFC - 2017 | Foto: Viktor Braga

Professores Custódio Almeida e Henry Campos

A Universidade Federal do Ceará é autarquia vinculada ao Ministério da Educação cuja atuação se dá enquanto Instituição Federal de Ensino Superior. Regida jurídica e administrativamente por Estatuto e Regimento Geral próprios, organiza-se por meio de duas administrações: Administração Superior e Administração Acadêmica.

Seu órgão de liderança é a Reitoria, órgão superior executivo que planeja, organiza e decide em prol das atividades de administração e planejamento, assuntos estudantis, extensão, graduação, pós-graduação, pesquisa e relações internacionais no âmbito da Universidade. À frente da Reitoria estão:

Reitor

Nosso dirigente máximo é o Prof. Henry de Holanda Campos. Médico formado pela UFC, possui mestrado em Nefrologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFC e foi Diretor da mesma unidade acadêmica, Pró-Reitor de Extensão e Vice-Reitor (cargo em que permaneceu por sete anos, nas duas gestões do Prof. Jesualdo Pereira Farias).  Realiza trabalho de referência em prol do transplante de órgãos e da educação médica no País.

Vice-Reitor

O segundo nome na Administração Superior é o Prof. Custódio Luís Silva de Almeida. Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará, graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, mestre em Sociologia pela UFC e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Foi chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia, diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) e Pró-Reitor de Graduação, antes de chegar à Vice-Reitoria. Possui experiência nas áreas filosóficas de Hermenêutica e Dialética e integra a composição atual do Conselho Estadual de Educação do Ceará.