Você sabe o que significa dizer que um espaço é “acessível”? A Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui explica em seu site:
“Promover acessibilidade é dar às pessoas com deficiência condições de uso dos espaços urbanos, dos serviços de transporte, dos meios de comunicação e informação, do sistema de educação, eliminando barreiras e garantindo a inclusão social daqueles que apresentam alguma condição de deficiência.”
Desde 2010, a UFC conta com um setor exclusivo para tornar a Universidade mais acolhedora à pessoa com deficiência e elaborar ações que visem à integração de alunos, professores e servidores cegos, surdos, cadeirantes e com limitações intelectuais e de mobilidade.
A Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui atua nos eixos arquitetônico, tecnológico, pedagógico e atitudinal para garantir o respeito à política de inclusão e acessibilidade em todos os espaços da Universidade.
Para disseminar uma cultura inclusiva, a Secretaria oferece suporte e orientação sobre o tema a professores, servidores técnico-administrativos e gestores, além de estimular a inserção de conteúdos sobre acessibilidade nos projetos pedagógicos de cursos de graduação, contribuindo para que os profissionais formados tenham um olhar mais sensível sobre o tema.
Tempo adicional para a realização de avaliações e demais atividades acadêmicas por estudantes com deficiência
O estudante com deficiência tem direito a tempo adicional para a realização de avaliações e demais atividades acadêmicas. Para isso, é preciso que o aluno solicite-o previamente ao professor responsável, especificando em quais avaliações e/ou atividades acadêmicas terá necessidade de um prazo maior.
Na solicitação, deve relatar os motivos correlacionados com sua deficiência que justifiquem a necessidade de tempo adicional e apresentar parecer ou laudo emitido por equipe multiprofissional ou profissional especialista nos impedimentos existentes.
O tempo adicional concedido pelo professor será proporcional e razoável aos níveis de impedimentos apresentados pelo estudante e com as avaliações ou atividades acadêmicas que o discente irá realizar.
Mais informações podem ser obtidas na Portaria nº 153, de 5 de outubro de 2020.
A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui e as Coordenações dos Cursos orientarão professores, servidores técnico-administrativos, agentes de acessibilidade e estudantes em eventuais questões relacionadas à concessão de tempo adicional para a realização de avaliações e demais atividades acadêmicas.